Autarca de Valpaços quer fixar jovens no concelho

Autarca de Valpaços quer fixar jovens no concelho

Artigo original por: Correio da Manhã

Amílcar Almeida é também recandidato à Câmara nas próximas autárquicas.

O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, recandidata-se pelo PSD a um segundo mandato com a missão de travar o despovoamento e ajudar os jovens a fixarem-se neste concelho do distrito de Vila Real.

Depois de investimentos nas infraestruturas e de garantir a sustentabilidade financeira do município, o autarca afirmou à agência Lusa que as pessoas são agora a prioridade.

Amílcar Almeida, que falava à agência Lusa antes da apresentação oficial dos candidatos a Valpaços, que contou com a presença do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, frisou que o objetivo é ajudar a travar o êxodo rural, o despovoamento, e incentivar os jovens a fixarem-se no concelho.

A principal atividade económica deste concelho é a agricultura e esta tem sido também uma atividade a que o município tem dado uma especial atenção nos últimos anos, ajudando a divulgar e a promover o setor primário e os seus principais produtos, como o azeite, o vinho e a castanha.

O caminho é, frisou, “levar os produtos mais longe e a novos mercados”. “Com o retorno desta promoção e a divulgação, mais jovens se fixarão na terra, lançarão as mãos à terra e farão desta a sua atividade. Vale a pena investir em Valpaços. Temos potencialidades e queremos abrir os canais para que haja também oportunidades”, afirmou. Agora, segundo Amílcar Almeida, é preciso diversificar as atividades económicas e, por isso, vai ser dado “um especial enfoque” ao turismo.

“Temos projetos muito interessantes no que respeita ao Portugal 2020. Vamos ter uma ecovia de 63 quilómetros, junto ao rio Rabaçal, com observação de aves aquáticas e também uma piscina com queda de água para o rio”, salientou. O presidente reiterou que Valpaços precisa de “apostar em projetos que levam à criação de emprego e à fixação dos nossos jovens”.

“Queremos inverter o êxodo populacional. Queremos que este concelho continue a ser próspero e que os nossos jovens encontrem aqui o seu futuro”, frisou. A aposta na qualidade de vida da população local passa também pela saúde e pela reabertura do Hospital da Misericórdia de Valpaços, que representa um investimento de 3,2 milhões de euros, pagos em metade pela autarquia e pela Santa Casa.

O autarca falou ainda no investimento que está em curso pelo concelho, são cerca de 5,5 milhões de euros e cerca de 40 empreitadas que estão a ser executadas, muitas delas entregues a empresas locais. Investimento em acessibilidades, saneamento, espaços de lazer, na loja do cidadão, num novo auditório com 266 lugares e espaço de exposição.

Foram ainda recuperadas as piscinas e o pavilhão multiusos.

Fonte Original

Sobre autor

Your email address will not be published. Required fields are marked O teu endereço de email não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados.*