O Bailarico – receita para uma festa onírica

O Bailarico – receita para uma festa onírica

Reveal Writers

Bailarico – A gestação

O Bailarico é um projecto muito especial e pessoal da fotógrafa Susana Cruz. Várias circunstâncias estiveram na sua génese. Susana sempre teve gosto por decoração e a sua casa está personalizada com objectos surpreendentes que a tornam única. Esta sua inclinação levou-a a transportar estes artigos para as suas sessões fotográficas no sentido de criar uma atmosfera especial. As pessoas começaram a mostrar interesse em saber onde se podiam adquirir tais preciosidades. Susana já tinha pensado em abrir um estúdio de fotografia. Encontrou uma antiga papelaria mas o espaço era demasiado pequeno para toda a logística implicada. Entretanto outras ideias começaram a germinar…

Bailarico – O parto e o baptizado

E assim, em Junho de 2017, o Bailarico abriu portas no número 696B da Estrada de Benfica. Trata-se de uma loja de surpresas que não é alheia ao calendário das festas vendendo artigos para todas as comemorações. Bailarico pareceu ser o nome ideal para traduzir todo o potencial festivo reunido naquele pequeno e colorido espaço.

Bailarico – A infância

O Bailarico já tem mais de 6 meses. Está a caminho de fazer um ano e tem vindo a crescer de uma forma salutar. A formação artística de Susana transparece nos posts cuidadosos e nas fotos apelativas ao universo infantil e naïve que partilha. A vontade de mostrar novos produtos leva-a numa constante busca de inspiração para enriquecer a oferta presente na loja.

Bailarico – Esqueleto e filosofia de vida

A nível de produção nacional encontramos loiça da Fábrica das Caldas e pratos de bolos de um atelier de Lisboa. Andorinhas, sardinhas e Santos Antónios coabitam pacificamente neste espaço. De Pernes, da Gradirripas, vêm as tábuas de madeira celebrizadas por Jamie Oliver. A mesma casa também fornece os talheres de madeira obrigatórios em qualquer cozinha portuguesa que se preze. Os brinquedos de madeira como piões e bailarotas também são oriundos de Pernes.

Susana move-se no meio artístico e gosta de divulgar tudo o que se insira no universo Bailarico. Assim, para decorar os quartos dos mais pequeninos, há para adquirir ilustrações dos projectos Somebody Elsa e The Red Wolf. O correio cada vez mais constitui uma maneira especial e ancestral de comunicar. Para incentivar o seu uso estão disponíveis postais da Inês Barata e Maria Matos.

Conforme enumerado, a oferta de produtos de design e fabrico português é uma prioridade. No entanto o Bailarico também procura mostrar as coisas engraçadas que se fazem lá fora. Nos materiais de festa estão incluídos balões, grinaldas, copos, pratos, talheres, palhinhas, guardanapos, velas, chapéus e muitos outros artigos. Tudo em padrões e formatos variados para fazer pendant com qualquer festa temática. Na secção de edição de objectos podemos divertir-nos com o impensável. E isto na certeza de surpreender a pessoa que tiver a sorte de ser presenteada.

Bailarico – Os desvaneios da adolescência

O Bailarico tem uma presença muito itinerante. Já andou a bailar e a espalhar charme pelos Anjos 70, pelo Palácio Baldaya e pela Avenida da Liberdade. Actualmente a presença virtual cada vez é mais importante como afirmação de existência. A criação da loja on-line constituiu uma prioridade na construção da personalidade da loja.

Bailarico – Vida longa sempre mas sempre em festa

Desejo bons anos de vida a este projecto que vi nascer e ao qual penso recorrer sempre que precisar. Mesmo quando não precisar de nada material e apenas precisar de me animar. Amigos, não tenhamos dúvidas que a vida é uma festa para a qual estamos todos convidados.

Photo Credits – Página de Facebook do Bailarico

Sobre autor

Catarina Reis

Sou uma pessoa recatada que gosta de se ver sozinha e anónima no meio da multidão. Os pormenores de mínima importância pela maioria desprezados são, para mim, o cerne de toda a questão.

Comentários
  • Fátima Garcia#1

    Março 2, 2018

    Que maravilha! Adorei saber tudo isto sobre a bolota e fiquei com muita vontade de ir experimentar esses petiscos.
    Parabéns!

    Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked O teu endereço de email não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados.*