Cinema Ideal, o mais antigo cinema de Lisboa

Cinema Ideal, o mais antigo cinema de Lisboa

Editors choice
0

Quem não se lembra de ser pequeno e ir a um cinema de rua, espaços que conviviam amigavelmente com as lojas da cidade? Nessa altura, e sobretudo nas cidades mais pequenas, o mais comum era a sala de cinema ser um lugar pequeno, num canto do centro. Aguardávamos pacientemente pelo dia da semana em que mudava o cartaz e contentávamo-nos com os filmes que iam e vinham, à vez, escolhidos para nós.

Hoje, com a disseminação dos centros comerciais, ganhámos na escolha, mas perdemos os cinemas familiares, aqueles lugares confortáveis e necessariamente mais íntimos, onde sabíamos ser possível encontrar uma cara amiga. Ainda assim, alguns souberam resistir ao tempo e à dificuldade de lutar contra a escala, num acto de memória pelo hábito de um cinema que não é apenas consumo.

Dos poucos cinemas de rua antigos, ou cinemas de bairro, que subsistem em Lisboa, um deles, o mais antigo, é o Cinema Ideal que fica ali na Rua do Loreto, a meros passos da Praça de Camões. Não se deixem enganar pelo beleza moderna do espaço. O Cinema Ideal abriu em 1904, quando o cinema era ainda uma criança que não sabia o que queria ser quando fosse grande. Desde então teve vários nomes, de Salão Ideal a Cine Camões ou Cine Paraíso.

O Cinema Ideal é um espaço de absoluta imersão que nos traz uma oferta diversa. Entre alguns dos sucessos do cinema actual e alguns documentários e obras que não nos chegam às grandes salas comerciais, neste cinema temos exibições a várias horas do dia como se várias salas tivesse.

E não dá para resistir à sensação de estar num cinema centenário, ainda com direito a balcão onde o assento é escolhido por nós.

Não há nada de substancialmente diferente na qualidade da imagem e do som. No entanto, não há nada como sair da sala assoberbado por um grande filme e dar de caras com o Chiado, com o ar fresco da noite e com a possibilidade de uma caminhada pelo centro. É substancialmente diferente de sair da sala para uma concentração de lojas iluminadas num centro comercial que nos dirige imediatamente a um parque de estacionamento, ao carro, a casa, sem espaço para o fôlego sossegado de que às vezes precisamos para apreciar algo.

Não deixem de conhecer este cinema e, se vos interessar, acedam ao website e assinem a newsletter que todas as semanas nos traz as novidades e os horários dos filmes em exibição.

Bons filmes!

 

Photo Credit: https://goo.gl/HhCWjJ

About author

Your email address will not be published. Required fields are marked *