Festas de Carnaval em Portugal: 7 festas a visitar

Festas de Carnaval em Portugal: 7 festas a visitar

0
Artigo original por 12 Dezembro 2018: Momondo

Festas de carnaval exuberantes, fantasias e desfiles é o que não falta em Portugal quando é chegada a altura para tal. Aqui seguem as 7 melhores festas de Carnaval em Portugal.

Se és daqueles que não perde umas festas de Carnaval, este artigo é para ti. Calma: não te vamos obrigar a ir até ao Rio de Janeiro. Também não é nossa intenção enviar-te para Veneza. Os gastos de Natal e Ano Novo foram elevados e estás a contar espingardas para 2019. Justo! É por isso que listamos os sete melhores locais para viver um Carnaval em Portugal. Prepara-te: as temperaturas estão baixas, mas o ambiente vai aquecer.

Sesimbra – festejar às portas da capital

O Carnaval de Sesimbra também tem máscaras e danças pelas ruas. Foto: Câmara Municipal de Sesimbra

As festas de Carnaval mais próxima de Lisboa ocorrem em Sesimbra, mesmo em cima do mar e das praias que, dentro de meses, estarão cheias de gente com calções de banho e biquínis. Ainda assim, não é verdade que encontrarás apenas pessoas de casacos e cachecóis. O Carnaval em Portugal também despe que nele participa.

O Entrudo em Sesimbra conta o empenho da comunidade local, o que faz com que a festa tenha um espírito caseiro. Há desfiles, escolas de samba e grupos recreativos. Música ao vivo, máscaras, bares de praia, peixe na grelha e um intenso cheiro a férias.

Quando quiseres fazer uma pausa nas festas de Carnaval, dá um salto até ao Meco: a aldeia também tem muita diversão para oferecer sem que tenhas de te mascarar.

Torres Vedras – “o maior”, clamam os locais

Carnaval em Portugal, é o Carnaval de Torres Vedras. Foto: Promotorres

A pouco mais de 40 quilómetros de Lisboa, o Carnaval de Torres Vedras é dos mais requisitados do país. São vários dias de festa até desembocar nos desfiles principais de domingo e 3ª feira. Porém, o Carnaval por estas bandas destaca-se pela presença das Matrafonas — homens mascarados de mulheres — em todas as esquinas da cidade e de uma festa à civil — até mais que em outras festividades idênticas do país.

A 6ª feira, o sábado e a 2ª feira à noite são dias que não podes perder. Circula pelo centro histórico e vai entrando em bar sim, bar sim: há sempre uma festa mascarada, pronta para te receber.

Entre festividades, recomendamos que diminuas o ritmo e dês um salto até à balnear Santa Cruz. O mar não deverá estar convidativo, mas pode servir de inspiração para definires o teu destino de férias no verão.

O Carnaval de Torres Vedras é o mais Português de Portugal e, embora a vida sejam 2 dias… o Carnaval de Torres Vedras são 6! Junta-te à folia.

Alcobaça – o Carnaval mais brasileiro

Alcobaça não tem só mosteiros, tem também festas de carnaval. Foto: Câmara Municipal de Alcobaça

A alcunha pesa, não fosse o Brasil rei e senhor do título de país com o melhor Carnaval do Mundo. Ainda assim, sem qualquer vergonha, Alcobaça prepara-se com bastante afinco para estes cinco dias de celebração, transformando o seu centro histórico num palco de festas intermináveis.

A tenda, montada mesmo em frente ao Mosteiro, é o símbolo maior do Carnaval de Alcobaça e onde se juntam milhares de pessoas para dançarem até ao nascer do Sol. Fazendo jus à sua alcunha, é comum serem replicadas diversas tradições nascidas em solo brasileiro, como as músicas que se criam com “sotaque” brasileiro! A presença de vários dj´s de renome é também um dos motivos de atração para quem aqui passa.

Estando no Oeste, não deixes de visitar Óbidos, Batalha, Leiria ou Caldas da Rainha, destinos com diversos motivos de interesse para fugir, momentaneamente, à boa confusão de Alcobaça.

Loulé – a sul também se celebra

As cores e confeti estão sempre presentes no carnaval de Loulé. Foto: Câmara Municipal de Loulé

O Carnaval em Portugal não deixa o sul de fora: na cidade de Loulé, celebra-se um dos mais relevantes Entrudos do território. Uma das principais mais-valias desta festa tem que ver com a real possibilidade de as temperaturas serem mais agradáveis que o resto do país. Estás no Algarve e isso faz a diferença.

Mas, acredita, faça chuva ou faça sol, não haverá muita roupa vestida naqueles que participam nos desfiles de Carnaval. Os motivos brasileiros são bastante visíveis, mas salta à vista a sátira política e social das escolas locais. Os carros alegóricos, que transportam estas mensagem mais politizadas e alguns dos bailarinos, são presença assídua no Carnaval de Loulé.

Aproveita o embalo algarvio para visitares zonas que estão lotadas durante o verão: Vilamoura e seu casino, a noite de Albufeira, o vasto areal da Praia da Rocha em Portimão ou a mais serena Tavira, já no Sotavento.

Sines – o Carnaval alentejano

O Carnaval de Sines também tem muito a dizer. Foto: Guaxinim/Shutterstock

O Alentejo faz-se representar nesta lista com o Carnaval de Sines. Uma festa que rasga a cidade através dos seus diversos desfiles, também similares à do Brasil: pouca roupa, samba e muita alegria. A critica político-social também se faz notar com vários apontamentos que remetem às figuras nacionais de maior relevo nessas áreas.

Mascara-te e percorre as ruelas de Sines à tua velocidade. Desce à marginal e vai parando nos vários espaços de diversão noturna que adornam as praias alentejanas. Não deverá estar tempo para grandes mergulhos, mas a festa terá sempre o Atlântico no horizonte.

Depois, já sabes: quem vai a Sines dá um salto a Vila Nova de Milfontes ou à Zambujeira do Mar. Uma oportunidade única para recordar a última viagem que fizeste pela Costa Vicentina.

A vida são 2 dias, o Carnaval 3. Em Ovar 10

O famoso carnaval de Ovar merece uma visita tua. Foto: José Fuste Raga/Getty Images

O sub-título referente ao Carnaval de Ovar diz tudo: leva todas as tuas energias para esta cidade do distrito de Aveiro! É semana e meia de festa em cada esquina, café, bar ou tenda montada para o efeito. O desfile de Carnaval, óbvio, mas acima de tudo a boa disposição das gentes que invadem o destino por estes dias é contangiante.

O Espaço Folião recebe vários concertos de artistas nacionais e é feita a eleição do melhor carro alegórico no fim… dos 10 dias. O recinto, de nome Aldeia do Carnaval, dispõe de uma área de 10 mil metros quadrados, espaço suficiente para as milhares de pessoas se divertirem de dia até à noite. Ou ao contrário! Para os que procuram uma experiência autêntica de Carnaval em Portugal, Ovar é de paragem obrigatória.

Porque 10 dias é muito dia, vai mesclando a tua estadia com visitas à Veneza de Portugal — Aveiro — ao Porto que fica a 40 quilómetros, e a Vila Nova de Gaia.

Funchal – um Carnaval para todos

O carnaval da Madeira e em especial o carnaval do Funchal enche-se de alegria. Foto: Associação de Promoção da Madeira

Pode uma coincidência levar-te de avião ao Funchal, desembarcares em Santa Cruz e seres confrontado com uma imensa cidade a celebrar o Carnaval? Pode, mas não deve. É importante que venhas até cá com a consciência que vais encontrar, pelo menos, o Carnaval mais ameno do país. É o único em que poderás deixar o casaco na mala. E só esta informação já é um bónus. Mas há mais.

Carnaval da Madeira destaca-se pela organização de algumas festas por parte de hotéis que aproveitam para envolver turistas nas celebrações do Entrudo. Os figurantes são muitos e os desfiles de Carnaval uma atração a não perder para quem visita a Pérola do Atlântico por estas alturas.

Destaque para os afamados Cortejo Alegórico e Trapalhão, que disputam o título de mais concorrido da ilha. São milhares de imitações, figuras satíricas e muita gente a assistir ao que se passa no centro do Funchal. É, talvez, o Carnaval em Portugal onde a gastronomia regional mais se sente nas suas festividades. Vai preparado para ponchas, vinho da madeira e espetadas à moda local. Aqui, desfila-se mas também há comes e bebes.

Your email address will not be published. Required fields are marked *