Portugal Wine & Food by Faz Figura – Primeiro aniversário da Rede Nacional de Parceiros

Portugal Wine & Food by Faz Figura – Primeiro aniversário da Rede Nacional de Parceiros

0

No passado dia 16 de Fevereiro de 2019, comemorou-se o  1º aniversário e o lançamento oficial da Rede Nacional de Parceiros do Portugal Wine & Food by Faz Figura.

A Reveal Portugal teve o prazer de estar presente e ver de perto a grande oferta de produtos 100% nacionais da rede nacional de parceiros do Faz Figura. Rede de parceiros, esta que incluem queijos, doces, azeites, licores, gins, vinhos, entre outros.

O Chef Pedro Dias partilhou com a Reveal Portugal neste artigo, toda a história, desde o começo e o que está previsto para 2019.

Veja aqui alguns momentos captados em vídeo pela equipa de comunicação do Faz Figura

RP – Explique-nos como teve a ideia de mudar o conceito do Faz Figura?
 

PD – Em certa medida, era necessário “refrescar” a oferta do Faz Figura, até porque a procura também se alterou. Mas essencialmente foi a sequência lógica e natural de um percurso que comecei muito antes até de ter o restaurante. Fui desde sempre apaixonado pela cultura gastronómica portuguesa, algo que aprofundei nos anos em que passei pela rádio e pela TV e ainda mais quando comecei a trabalhar na restauração. Foi portanto natural que acabasse por chegar a um conceito que, de alguma forma, junta esses dois mundos, e que procura informar e celebrar à mesa a riquíssima tradição gastronómica nacional.

Evento – Primeiro aniversário da Rede Nacional de Parceiros by Faz Figura

RP – O que é a Rede Nacional de Parceiros e que experiências proporcionam, quer no restaurante, quer fora?

PD – A RNP pode ser considerada o motor do projecto. É um conjunto de pessoas, empresas e entidades nas quais reconhecemos produtos ou serviços de qualidade e, principalmente, de grande autenticidade, com as quais colaboramos a vários níveis. Desde logo, como fornecedores de produtos (muitos dos quais são de excepção e difíceis de encontrar), mas também como fontes de experiências ligadas à cultura gastronómica, tanto no restaurante como forma dele. A ideia é trabalhar o mais possível de forma integrada: usar o produto na nossa oferta diária, disponibilizá-lo ao cliente final, e de caminho divulgar, valorizar e explicar a história e as tradições por trás desse produto, porque há sempre uma explicação para as coisas serem como são. É, aliás, por isso que procuraremos também, sempre que possível, fechar o ciclo, levando as pessoas aos locais de origem dos produtos. Ao longo deste ano, começaremos a fazê-lo, de duas formas distintas: com o cartão da RNP, que dará acesso a um vasto conjunto de produtos e serviços em condições preferenciais; e com Roteiros de Turismo Gastronómico que permitirão explorar a Rede.

RP – Vimos no evento que valoriza novas tecnologias. Como vai usar estas para proporcionar uma melhor experiência ao seus clientes e potenciar o seu negócio?

PD – Um projecto que agrega dezenas de parceiros gera muita informação e não seria viável sem o recurso a tecnologias que rentabilizem o trabalho e facilitem a vida ao cliente. Já temos a funcionar a primeira App prevista para o projecto, neste caso dedicada ao vinho e que serve de base à nossa oferta enquanto Wine Bar. Reúne toda a informação sobre os vinhos que temos disponíveis, uma Vinopedia que explica o essencial sobre o vinho em Portugal, dicas de harmonização e ligação, com conteúdos vídeo, aos produtores que integram a RNP, neste caso na vertente de enoturismo. Estamos já a trabalhar também no novo website do Faz Figura, que dará acesso a toda a informação relevante sobre a RNP e que terá também uma Loja Online; e ainda na App que agregará a maior parte da informação. Esperamos tê-la a funcionar a meio do ano, e terá em conteúdo digital toda a informação relevante: desde os nossos menus à informação específica sobre os produtos oriundos da RNP, quem os produz, que história têm para contar e, muito importante, quais as experiências que podem proporcionar a quem os visita.


RP – Tivemos a oportunidade de provar e ver vários produtos nacionais muito interessantes, quais são os produtos da rede nacional de parceiros que mais se destacam e são os mais requisitados ou valorizados por seus clientes? 

PD – Felizmente, há muito por onde escolher. No evento a que assistiram estavam apenas alguns exemplos (não podíamos, por exemplo, expor perecíveis). Em vez de destacar um ou outro, prefiro sublinhar o que é a nossa principal aposta: a qualidade e autenticidade do produto português. Tenho toda a confiança em que, com o tempo, o cliente vai saber cada vez mais distinguir o trigo do joio e nós queremos ajudar a que assim seja, pondo o produto na montra a contribuindo para a sua valorização. Mas posso citar um exemplo de sucesso que reúne vários produtos da RNP: o Cozido, ao almoço de domingo. Todas as carnes e enchidos (e uma parte dos legumes) nos chegam através da Rede, permitindo um nível de qualidade completamente diferente.

RP – O primeiro ano deste novo conceito do Faz Figura e da Rede Nacional de Parceiros, foi claramente de implementação. O que 2019 nos trará de novo, quer no Faz Figura quer na Rede Nacional de Parceiros?

PD – O ano de 2019 será, espero eu, o ano da solidificação do projecto. Terminaremos toda a componente digital do projecto, e dinamizaremos a produção de conteúdos, bem como os Roteiros Gastronómicos e a realização de eventos, nomeadamente ao final da tarde, ou seja, cada vez mais tentaremos que o Faz Figura não seja apenas um restaurante, mas também um espaço onde se aprende e celebra a cultura gastronómica portuguesa e uma porta de entrada para um país que tem uma riqueza única nesta matéria.

Esta é a dica da Reveal Portugal, mais uma vez a revelar o que Portugal tem de melhor. Para os amantes dos produtos portugueses e que queira conhecer melhor o restaurante Faz Figura, este situa-se na Rua do Paraíso, 15B, Santa Apolónia, Lisboa 1100-395. Aberto todos os dias das 12:30hs até às 24hs, com a exceção da segunda que abre a partir das 19:30hs.

Reserva já uma mesa no Faz Figura

Zomato Book - Reservar mesa

Escrito por Karly Ribeiro

About author

Karly Ribeiro

Co-Fundadora dos projectos: Reveal Portugal; Reveal My City; Sheer Me. Uma startupper brasileira “alfacinha”, apaixonada por Portugal. Sua missão é revelar o que Portugal tem de mais interessante pelo seu prisma. Dicas, notícias e experiências, escritas na primeira pessoa sobre Portugal, cidades, restaurantes, lojas, marcas, etc. Formada em psicologia no ISPA (Instituto de Psicologia Aplicada), 6 anos de experiência na área dos recursos humanos, mas prefere chamar “gestão de pessoas” e mais 5 anos na área comercial, mas o seu espírito empreendedor é que fala mais alto, com algumas experiências como proprietária de restaurante e hoje startupper, Co-Fundadora e CEO de projetos em que ambiciona rasgar barreiras e revelar novas realidades ao mundo. Networker fugaz, procura de novas experiências e uma paixão pelo empreendedorismo é o que a faz seguir a vida de uma forma descontraída mas sempre em busca de crescimento pessoal e profissional. A experiência em recursos humanos, breve passagem por marketing, mais 5 anos na área comercial, mas o que a pôs realmente à prova foram algumas investidas no mundo do empreendedorismo tanto no mercado brasileiro como no mercado português. Cosmopolita assumida mas que adora o cheiro do campo e do mar. Interesses: Família, falar, conhecer, comer (boa de garfo), fitness (não tanto como deveria hehehe), vinhos, música.

Your email address will not be published. Required fields are marked *