Quem são os brasileiros que estão a chegar e a estabelecer-se em Portugal?

Quem são os brasileiros que estão a chegar e a estabelecer-se em Portugal?

Para quem é da área de turismo, hotelaria, restauração, já devem ter notado que às vezes parece que estamos no Brasil, ouvimos aquele português açucarado pelas ruas. Entre as ruas de Portugal, não sabemos se estes brasileiros estão apenas a passear de férias ou se já moram cá, mas grande parte já estão a viver cá e estão a explorar o que há de melhor do nosso Portugal. Portugal é um destino de eleição para os brasileiros, devido à língua que facilita quem quer sair do Brasil e aventurar-se noutro país. Outra vantagem é a sensação que estão a visitar um parente que não vêem há muito tempo, a sensação que Portugal é um país irmão e que fez parte da história do Brasil.

Tivemos várias vagas de brasileiros em Portugal, uma primeira grande vaga de profissionais altamente qualificados nas áreas de medicina dentária, profissionais de marketing e IT.

Uma segunda vaga de profissionais menos qualificados, que passou a ter muito sucesso entre os empresários de pequeno, médio porte, por ser mão de obra barata, mas com excelência no profissionalismo e simpatia.

Depois do acordo Portugal-Brasil parece que começaram a “pingar” brasileiros em Portugal de variadissimas áreas, mas uma grande parte voltou ao Brasil quando o Brasil estava a melhorar a sua economia e fazia parte do BRIC (sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento).

Atualmente, o Brasil está a passar por uma grande crise económica e política e alguns brasileiros estão sem esperança, levando-os a pensar em mudar completamente de vida e recomeçar em Portugal.

Mas quem são estes brasileiros que estão a vir para Portugal?

Passamos a ser procurados por vários brasileiros empreendedores com visão, criatividade, entusiasmo e força de vontade, querendo trocar ideias, fazer parcerias e aumentar o network. Normalmente são empresários, investidores brasileiros que estão a mudar-se para Portugal com toda a sua família. Podemos dizer que são pessoas de classe média e classe média alta que além de precisar de dicas para montar o seu negócio ou trazê-lo, estes brasileiros têm uma carência de informações culturais de por exemplo:

  • “Como abro uma conta bancária?”
  • “Como peço o meu número de contribuinte Português?”
  • “Como ser um local cá na terrinha lusa?”.
  • “Qual é a melhor zona para viver em Portugal?”

Para nós portugueses, já temos os nossos locais preferidos; por exemplo: nossa zona de sonho, nossa zona de infância, porque temos familiares, porque gostamos e pronto. Mas os brasileiros não têm ideia de onde estabelecer-se, muitos já conhecem Portugal de férias, mas normalmente conhecem as zonas dos roteiros turísticos, que normalmente são os mais procurados para comprar ou arrendar, porém como o mercado imobiliário está bastante competitivo, precisam de mais informações sobre as zonas não turísticas.

Comprar ou arrendar?

Esta é uma questão persistente, muitos querem sentir o país antes de vincular-se com a compra de uma casa, mas na maioria das vezes a ideia deles é de comprar casa, pois muitos estão a desfazer-se de suas propriedades no Brasil para investir tudo em Portugal.

Qual é a melhor escola para as crianças?

Esta rubrica é bastante interessante, porque os brasileiros de classe média ou classe média alta no Brasil têm seus filhos em colégios privados. Quando já estão por cá, sabem que as escolas públicas são muito boas, mas mesmo assim ficam na dúvida se a escola pública será a melhor opção para os seus filhos, precisam ouvir esta indicação do maior número de pessoas para terem a certeza que estão a fazer a escolha certa. Por isso, na nossa opinião, as escolas públicas têm um nível muito bom em Portugal, apesar de haver sempre algumas situações menos boas que acontecem em todos os órgãos públicos, por exemplo: falta de professores, greves, localização da escola, etc.
A nossa sugestão é primeiramente escolher bem a zona onde irão morar para depois escolher a escola mais próxima da morada. Em Portugal, dependendo da idade das crianças, a escola incentiva que eles passem a ir à escola a pé, ao contrário do Brasil, devido à falta de segurança. Depois de saber a morada que irão estabelecer-se deverão ir no agrupamento mais próximo com o comprovativo da morada para tentar matricular a criança. Uma das coisas a ter cuidado é a data da inserção da criança na escola, uma vez que em Portugal o ano letivo começa em Setembro e acaba meados de Junho. Alguns brasileiros podem querer vir no início do ano, porque no Brasil o ano letivo acaba em Novembro/Dezembro, tendo em conta estas datas, é possível que não haja vaga na escola mais próxima, terão que matricular noutra e esperar o início do ano letivo para fazer o pedido para a mais próxima. As escolas dão preferência aos alunos que já estão matriculados, desde que os pais não peçam a transferência para outra escola.

Uma nova forma de falar português

Portugal é um país relativamente fácil para a adaptação dos brasileiros. Estes, por sua vez irão valorizar muito a vida em Portugal, principalmente a segurança.
Porém será normal que as crianças na escola mudem o seu sotaque para o sotaque de Portugal, mas terão a capacidade de chegar a casa e falar com os pais e a família com o sotaque do Brasil.
Vem aí uma nova geração de “portugueses” que trarão o melhor do Brasil, a valorização do país que escolheram para viver e uma nova forma de falar português.

Confira aqui o vídeo de empresas brasileiras em Portugal cedido pelo Invest Lisboa.

Artigo de @RevealPortugal

Veja também:
Comentários
  • Clécio#1

    Junho 26, 2018

    Bom dia!!
    O ideal é que esse processo de abertura de empresa comece pelo Brasil?

    Responder
  • Reveal Portugal#2

    Junho 26, 2018

    Boa tarde Clécio,

    Agradecemos que exponhas as tuas dúvidas por e-mail (blablabla@revealportugal.com). A nossa área jurídica poderá ajudar-te com esta e outras questões.

    Obrigado

    Responder
  • Silvia Carla Maurício da Silva#3

    Junho 29, 2018

    Tenho muito vontade de morar e trabalhar em Portugal com minha família ! Acho uma Cidade belíssima em todos os aspectos !

    Responder
  • Reveal Portugal#4

    Julho 9, 2018

    Boa tarde Silvia,

    Teremos muito gosto em ajudar. Basta enviar um e-mail para blablabla@revealportugal.com que encaminharemos para a nossa área jurídica.

    Obrigado

    Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked O teu endereço de email não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados.*